segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Natal




Poetisa Rosa Maria (9 anos)


Era véspera de natal
O silêncio era total
Tudo naquela casa é muito especial
Todos tinham um sonho legal
Nesse mesmo instante aparece um animal
Tão colorido que parecia a aurora boreal
Que era tão bonito, tanto quanto o natal.

Obs.: Eu fiz correções de algumas palavras e alguma pontuação.

O original foi assim:


Era véspera de natal o silensio
era total tudo naquela casa
é muito especial todos tinham
um sonho legal nesse mesmo instante
aparece um animal tão colorido
que parecia a aurora boreal
que era tão bonito tanto quanto o natal.

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Sete dias com Marilyn




A atriz Michelle Williams fez excelente papel de Marilyn Monroe em cemário da década de 50 que conta a trajetória da famosa atriz. O filme mostra o grande glamour e dislumbre que a atriz causava nas pessoas. 

"Williams foi indicada ao Oscar, venceu o Globo de Ouro de Melhor Atriz e o título de Atriz do Ano no Hollywood Film Award."

A maior crítica a esta produção é que o filme não tem uma história excelente ou roteiro, mas possui sim grandes atuações dos artistas, principais e coadjuvantes, que tornam o filme muito doce e bom para se assistir ao filme.

Confira!


segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

BOAS VINDAS

Este blog foi criado após o término das atividades de www.senectude.blogspot.com onde estão muitas postagens de valor, mas de forma pouco organizada que faz o leitor perceber a falta de identidade dele com o blog e minha com o leitor. Após reflexão percebi que era necessário por ordem e organizar cada qual em seu cantinho. 

Agradeço a todos que acompanharam o antigo blog, mas peço a Deus forças para continuar escrevendo por aqui. 

A arte é uma maravilha
Ela permite expressar
Esboçar e também criar
Sem gerar armadilha.
O desejo do artista
É poder sempre inovar
Para todos alegrar
Sem virar capitalista.

domingo, 25 de novembro de 2012

História do Desenho




A história do desenho confunde-se com o relato do homem no planeta Terra. Os humanos foram registrando hábitos e cenas da vida primitiva nas cavernas antes de desenvolverem a linguagem. 

O desenho foi aos poucos ganhando função social ganhando uma função sagrada, mormente no Egito onde uma das punições para um bandido era ter raspado do seu túmulo desenhos. 

Os povos foram desenvolvendo sua forma de desenho como o uso do nanquim na China, gregos representando seus deuses e etc. Os romanos utilizaram desenho para representar suas rotas comerciais.

O chineses alavancaram o desenho quando inventaram o papel que é instrumento básico e acessível a qualquer pessoa hoje que deseje desenhar. Em 1938 surgiu a caneta esferográfica foi um utensílio importante para o desenho lembrando que o primeiro utensílio foi o próprio dedo do artista que possui função ainda hoje como um agente ideal para esfumaçar grandes áreas de desenho.

O apogeu do desenho foi no Renascimento onde foi incrementado com o aprendizado da perspectiva e desenvolvido por grandes mestres para retratar a realidade. 

A primeira revista em quadrinhos surgiu em 1890 e foi lançada em Londres: Comic Cuts. O Brasil iniciou esta atividade com "As Aventuras de Nhô Quim" publicadas em 1869 no jornal Vida Fluminense. 

A primeira guerra mundial trouxe a baila as caricaturas. A guerra visual continuou na segunda guerra mundial com as animações gráficas. 

Atualmente, após a década de 90, centenas de periódicas e técnicas de desenho foram desenvolvidas: cartuns, charges, desenhos técnicos, caricatura, animes, mangás, grafite, desenho artístico e formas espontâneas de desenho.

Desenho é coisa de gente "grande". Só quem tem paciência e sensibilidade, tal qual as crianças, pode abstrair e desenhar maravilhas.

"Se você gosta de desenho ou pintura, mas percebe que não tem paciência, então aos poucos aprende a ter. Só desiste quem não gosta do que está fazendo."
Irenita Gomes de Lima Silva (2012)

sábado, 10 de novembro de 2012

Desenho Também Fala



O desenho também pode servir de apelo e modificar o nosso meio, mas eu não sabia disso. Agora eu sei.

Este é um desenho que fiz do quarto dos médicos da UTI da Santa Casa de Misericórida de São Miguel dos Campos, porém eu exagerei porque apesar da semelhança ele ficou surreal. Então: a porta não é tora, a parede não é preta, etc. 

Vocês sabem que a fofoca rola solta. E rolou lá por São Miguel, mas o que fazer com o médico? Desenho é livre. Desenho não fala só simboliza. Desenho é arte. Calar a voz do artista só na nossa ditadura.

PASMEM, ELES MUDARAM O QUARTO. ESTAMOS DORMINDO AGORA NO MESMO LOCAL, MAS COM LUXUOSIDADE. ATÉ TELEVISÃO A CABO AGORA TEM.

Aprendi a duras penas e para eles também.


Certa vez pus este desenho no facebook e uma colega, Monica Amelia Medeiros, fez-me uma pergunta que naquele momento não soube responder.

A pergunta foi:
"-E por que não sai de lá?"

A minha resposta:
"-Estou aguardando melhoras, dando um tempinho para tomar uma decisão mais definitiva. Lá eu me sinto bem como pessoa."