terça-feira, 26 de março de 2013

Os Croods. A renovação dos Flintinstones





O filme "Os Croods" é uma comédia pré-histórica que mais parece um filme escrito por filósofos. A família se depara com o fim do mundo e se vê obrigada a fugir em busca de novas terras e assim novo mode de viver e encarar a vida.

Em meio ao fim do mundo o filme mostra a diferença entre o homem "sem idéias" e que utiliza sua força na resolução dos problemas e o homem "com idéias" que resolve tudo por meio do seu intelecto. É bonita a transformação do hostil pai da família em um homem mais próximo das idéias. Esta transformação também ocorre com a família só que de forma mais rápida uma vez que são menos apegados as normas criadas pela sociedade, ou seja, o patriarca. 

A caverna vista como refúgio na verdade representa o mundo sem reflexão e sem ligação com o novo. A saida da caverna refere-se a transformação que precisamos passar para nos amadurecermos como humanidade. Acredito que em alguns aspectos ainda continuamos na caverna.

Você que é mãe e acha que os filmes infantis não valem a pena e são apenas propaganda barata de algo ruim, escute-me: 
- Saia da caverna. Leve seus filhos ao filme. Reflita no final junto com eles. Será ótimo.

O filme é muito bom e vale a pena conferir.   

Um comentário:

  1. Sei que faz um tempo que vc escreveu sobre o filme "os croods", mas achei interessante acrescentar que esta animação foi baseada no "mito da caverna" de Platão...ressaltando a importancia da busca do conhecimento, da sabedoria, de ver e experimentar e enxergar o mundo como ele é, de ir além das aparencias e da superficie.

    ResponderExcluir